terça-feira, novembro 28, 2006

RAVE EM ANKARA!


A Turquia está em festa. Quanto a isto não restam dúvidas. A enormíssima comunidade cristã do país reagiu em euforia a esta visita ecuménica de Sua Santidade Papa Ratzinger.

Bento XVI, emocionado com tamanha recepção, deixou mesmo caír uma sua forte convicção, relativamente á entrada da Turquia na UE. Quatro anos depois de, enquanto Cardeal, se ter pronunciado contra a entrada da Turquia na União, porque se tratava de uma Comunidade de raiz cristã, eis que a emoção e a responsabilidade, o levaram a dar o dito por não dito e apoiar a adesão.

Este era um apoio fundamental! Aliás, Bento XVI foi mais longe. Apoia também o ingresso da Républica Dominicana na Liga Àrabe e da Gronelândia na União Africana. Em nome da paz ele apoia tudo, desde que o recebam ao mais alto nivel, no bar do aeroporto.

Três meses depois das famosas declarações na sua saudosa Alemanha, visita pela primeira vez um país Muçulmano, onde vai ter a possibilidade de se aperceber que, a mulher de César não basta ser séria!

eheheh!! Saudações ecuménicas!


sexta-feira, novembro 24, 2006

BOA VIAGEM MEU AMIGO!


Quem duvida que seja ele o homem certo para o fazer? Quem pode questionar alguém que viveu cada momento, cada facto histórico, cada revolução in loco? Quando em 1996 Manoel de Oliveira realizou a "Viagem ao principio do mundo", todos pensaram que esta era uma viagem tipo retrospectiva da sua extensa obra. Mas não, as suas enfadonhas potencialidades soporíferas mantinham-se intactas.

Na realidade, o mais reconhecido realizador português desde Lumiére, colecionador de leões de ouro, agraciado com prémios de carreira desde os 70 anos, continua hoje essa enorme cruzada de nos fazer dormir, pagando bilhete!

Até poderei ser condenado a um exilio forçado, num qualquer franchising de inferno concorrente, mas tenho que assumir que se já não era admirador de Manoel de Oliveira, menos fiquei depois de o ter ouvido proferir estas brilhantes declarações: " Hoje há coisas erradas. As mulheres andam com o umbigo à mostra e tatuam a pele, isto é desrespeito pelo ser humano".

ehehe!! Eu sei que o senhor tem tantas dioptrias como anos, até admito que escreva farmácia com PH, mas por favor acorde do ultimo dos seus filmes e não nos adormeça com o próximo!

É que não há necessidade!

segunda-feira, novembro 20, 2006

o Fiel Amigo

Já nada é seguro...

Aquele que noutros tempos foi comida de pobre... peixe seco para os desfavorecidos, está hoje tristemente em vias de extinção.

E a culpa... a culpa só pode ser do marketing!

Sim, porque enquanto foi sendo devorado à posta, carregado de sal ou a cheirar a demolhado... ninguém lhe pegava.
As batatas eram a murro. Com a casca espapaçada... e ele... carregadinho de alho como se fosse para afastar as infernais tentações!

É à Brás... à Zé do Pipo (do verde tinto, claro). à Narcisa (que devia ser bem mais fresca que o dito cujo...).

Até à Espanhola... pasme-se!

E o outro?! Aquele bem natural... que se come cru e carregadinho de cebola... e à mão... claro!

O Bacalhau é multifacetado!

E era muito... imenso... à solta nos mares do Norte.

Ele até se deu a armar-se em Francês, tipo: bacalhau com natas! Vaidoso!

E é por isso... só pode ser por isso... que está em vias de acabar.
Andaram pelos quatro cantos do mundo a apregoá-lo como se fosse sublime!

O futuro é triste! Muito triste!
Imaginem o filme... algures daqui a mais de 200 anos... num Natal de uma qualquer família do litoral ocidental ibérico:

Tam tam tam tam!
(e ouvem-se os cânticos de natal!!! - Feliz Natal, Feliz Natal, etc, etc e tal...)

Ao longe a miudagem salta em redor dos Pais... enquanto a avó carrega solenemente a travessa, carregadinha da iguaria mais desejada, a verdadeira tradição de Natal, comprada a preço de ouro, infinitamente mais cara que caviar... a travessa dos bolinhos de bacalhau!

Pitéu com sabor antigo, elaborado com suculentas batatas e alguns fios do arredio peixe, fritos em azeite ibérico... (que pode ser que aguente mais uns anitos...)

E assim começa a noite de Natal... cada um, sentado à mesa, a mastigar o "seu" bolinho de bacalhau!

Apre! Que só de imaginar até me vêm as lágrimas aos olhos!
Querem visão mais Dantesca!?

sábado, novembro 18, 2006

Porque convém não esquecer!!!


Porque não me agrada o adormecimento das opiniões! Porque eventualmente a estratégia seja não falar, não esclarecer,contornar a realidade, negar o evidente, denegrir o acto, apontar a infractora e punir a criminosa, este inferno muito particular, faz questão de deixar bem claro que vamos estar atentos!

Até que os portugueses se pronunciem, como espero, pela verdade, pelo respeito e contra a hipócrisia, este inferno faz questão de não deixar anestesiar as consciências!

Saudações infernais!

quarta-feira, novembro 15, 2006

Erros de casting!


Quando não diz a bota com a perdigota não há nada a fazer!

Anda aqui este inferno a lutar pela liberdade de opinião, pelo fim da censura e por valores que nos parecem inegociáveis e logo a seguir somos confrontados com erros de casting, ridiculos e verdadeiramente vergonhosos!

Têr opinião, é algo que não está ao alcance de todos, infelizmente. Contudo, o minimo que esperávamos é que alguém, com responsabilidade, zelasse por esse pequeno pormenor, e escolhesse as pessoas certas para falar de certas questões.

Ouvir o padre Melícias a comentar futebol, ouvir um fashion fascizoide a comentar a moda e futebol como amigo Serrão, ou para meu grande espanto, ser confrontado com o sempre admirável Sérgio Godinho, a vestir uma qualquer camisola para ganhar um cachet, deixa-me decepcionado!

Eu não quero ouvir o Bispo de leiria a comentar OPA da PT. Da mesma forma que a opinião do Belmiro de Azevedo sobre a IVG vale o que vale. Cada macaco no seu galho e o resto é conversa! Estou farto de vêr gente certa no lugar errado, só pelo facto de ter um nome!

É que já não há pachorra de vêr as figuras tristes que certos personagens fazem por um simples cachet!

eheheh!! Saudações infernais!

domingo, novembro 12, 2006

Sempre o mesmo problema. A imagem!


Sinceramente nunca achei normal. Sempre tive a sensação incómoda de que quem me estava a informar, também me queria comer! Como podem imaginar, isto era algo preocupante, "eram cardos , eram prosas" e era uma bocarra ameaçadora que me invadia diáriamente o lar!

Durante anos, imaginei que a qualquer momento ela saltaria do ecrã, sôfrega, voraz, insaciável. Entretanto fui sobrevivendo com dificuldade, evitando tanto quanto possivel o risco de ser deglutido em horário nobre.

Mais recentemente, tudo piorou ! Neste momento a boca é só um pormenor, um pequeno pormenor, pois no meio dos botoxes, dos silicones e de outros enchimentos, a dita senhora virou uma verdadeira almôndega. Está com o rosto em obras e tornou-se num atentado visual.

O bigode da Fernanda Ribeiro ou a barba da Odete Santos, são apenas pilosidades fácilmente rectificaveis, mas esta coisa papuda, abocanhuda e ainda por cima com mau feitio, não me deixa dormir!

Agora sim, expressões como "cara de cú" começam a fazer sentido! Vossemecês sabem do que estou a falar!

eheheh!! Saudações infernais!

quinta-feira, novembro 09, 2006

Não é calando a voz do povo que se consolidam os regimes!



A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) publicou a lista dos 13 países «inimigos da Internet» por ocasião da iniciativa «24 Horas contra a Censura na Internet».Segundo a RSF, os 13 «inimigos da Internet» a denunciar, são a Arábia Saudita, Bielorússia, Birmânia, China, Coreia do Norte, Cuba, Egipto, Irão, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turquemenistão e o Vietname. Comparando com os dados de 2005, a Líbia, o Nepal e as Maldivas saíram da lista, dado que não foi detectado qualquer tipo de censura no uso da Internet, nem nenhum “perigoso” cibernauta permanece detido.O que leva estes regimes a impedir que vozes livres e independentes se pronunciem sobre a realidade desses países? Será que o incómodo das vozes dissonantes justifica todos os atropelos á liberdade de informar e ser informado?
É claro que não! Trata-se tão só de ditaduras, de tal forma enraizadas nas consciências das administrações, que o simples facto de haver vozes discordantes, os abala e preocupa. A manipulação das estradas da informação é, nestes países, um dos principais alicerces, das suas lamentáveis sobrevivências.
Até quando?

Enfim! Saudações infernais!

segunda-feira, novembro 06, 2006

Parem de nos bater á porta!


Começa a ser difícil alojar tanta gente e de tão baixo nível. A tradição deste inferno em receber bem, gente ilustre e anónima, gente rica e miserável, políticos e gente séria com poucos escrúpulos, começa a tornar o espaço exíguo. Não nos largam a porta e o batente. Agarram-se ao badalo de uma forma que dá comigo em doido.
Em tempos éramos nós que amavelmente convidávamos alguns imbecis a acompanhar-nos até ás nossas instalações, onde eram tratados com a devida severidade, agora são todos os imbecis agarrados ao badalo como se fosse a ultima forma de expiar as suas culpas.
O ambiente começa a ficar impossível. Eles são os Bushes e os Saddames, os Bin Ladens com Bushes , os Fideis e os Chavez com Bushes ao colo, as novelas do Bush com morangos, o Alberto João no Carnaval, mascarado de Bush da cinta para cima e de Floribella da cinta para baixo, a Guida Rebelo Pinto enrolada com o Carrilho e a Barbara Bush, as gaffes dos nossos ministros e as mentiras do nosso Engenheiro, os Valentins e as Fátimas de culto e de Felgueiras. Chega! Larguem-me o badalo! Não há lugar para todos, a menos que queiram tudo á molhada!
Mas pensando bem, apesar de já não haver "chambres", "zimmers" e "rooms" vou deixar a porta aberta para descansar o batente!!!


Eheheh!! Saudações infernais!!!

quinta-feira, novembro 02, 2006

Compreender a equipa


Todos sabemos que existe uma grande dificuldade quando falamos de educação e condução de Homens (e mulheres, claro está).
Trata-se do fosso geracional.
Quantas vezes uma liderança se perde por não conseguir passar uma mensagem de forma clara e apelativa aos candidatos a liderados.
Esse problema não se coloca quando a mensagem é clara e começa e acaba em: Até os comemos!
Quando o grito de combate é mais directo a mensagem é mais facilmente compreendida.
O falhanço do Peseiro (não sei se se recordam mas foi um treinador do Sporting que se celebrizou a quase ganhar tudo) foi exactamente este. Não soube escolher a mensagem adequada para a equipa que tinha.
E por isso prometeu aos adeptos "até comemos a relva!". A dificuldade foi convencer os jogadores a introduzir este prato na sua ementa diária.
É bem sabido que os jovens de hoje já não estão muito calhados para as verduras.
Um caso de estudo é o FC Porto (Olé!).
O reinado do último treinador acabou com um desentendimento à mesa... provavelmente uma questão de gostos culinários.
Vai daí, a direcção escolheu Jesualdo Ferreira, homem experimentado e capaz de proezas em muitos clubes.
Deve ter analisado esta questão... e por isso, acredito que mudou o discurso nos últimos dias.
Ele, melhor que ninguém já percebeu o que é trabalhar com a mais jovem equipa do campeonato.
A palavra de ordem nos dois últimos jogos da liga dos Campeões deve ter sido:
Ao Hamburger! Ao Hamburger! Com cerveja Alemã a rodos!
Teve alguns pequenos problemas com a SAD que esteve à última hora a ver se os jogadores já tinham idade para beber cerveja... mas lá descobriram que, tangencialmente, já não havia problemas.
Foi lindo, cá e lá, vê-los chegar ao balneário satisfeitos, com cara de felicidade e ao já gritos:
Já os comemos! Já os comemos!
Fica assim explicada muita coisa... o "franguinho da guia" marcha, mas a custo... e o pior é fazê-los engolir as coisas verdes!
É por isso que eu gosto do Jesualdo! Sabe compreender os putos!