segunda-feira, julho 31, 2006

A musica com vida dificil!

Nem todos podem ir para a Bahia!

A forma como os músicos contornam as dificuldades, perante o escasso investimento publico em projectos de ensino e divulgação da musica clássica não se resume necessáriamente ao exilio.

Por cá as pessoas desapaixonam-se pelo país e fogem á tortura, quando projectos pessoais de inegável valor, mas que não deixam de ser pessoais,passam por dificuldades. As razões,essas, estão por explicar, mas uma deficiente gestão dos recursos parece estar na sua base,bem como uma certa megalomania do projecto.

Com trocas de piropos entre a Ministra da Cultura e Maria João Pires, assistimos á partida da mais virtuosa pianista Portuguesa do séc.XX, para o Brasil, decepcionada e alegadamente mal tratada.

Na Bélgica, a Beethoven Academie, perante o corte de 1,1 milhões de euros de subsidios, decidiu colocar-se á venda no «site» de leilões eBay. 35 musicos e 4 funcionários pensam conseguir assim arrecadar fundos para continuar a actividade. Estranho é o facto de no fundo estarmos perante um caso de leilão de pessoas o que não é de todo legal.

Mas o que o Director Admnistrativo da Orquestra, Jan De Wit, pretendia foi alcançado. De facto, foi um golpe publicitário que chamou a atenção do país para a iminente dissolução, e á ultima da hora retirou o anúncio.

Por enquanto, são menos 39 músicos a viajar para a Bahia para cumprir um penoso auto-exilio.

ehehehehheh!

47 comentários:

Desassossego disse...

Os meus projecto pessoais/profissionais também são de inegavel valor... talvez esteja na hora de ir para a bahia assim talvez quem saiba alguem repare neles... ehehehehe

Xi grande para ti...

de Matos disse...

loll pois... vamos entao pa bahia loll

abraço e boa semana.

Ps: vou linkar-te ok?

Anónimo disse...

Estou com a «Desassossego»!
ehehehehe...

Não obstante e acreditando que MªJoão Pires tenha razões de sobra para se queixar da falta de apoios estatais, nada justifica a sua total indelicadeza e arrogância ao afirmar que não gosta de Portugal...que este país não presta!

No minimo, está-se nas tintas para os jovens músicos promissores deste país. Será que a idade mais avançada lhe trouxe algum súbto desejo de vingança??

...julgava a senhora mais
capaz ;-)

Araj disse...

Essa Senhora para mim perdeu todo o valor que lhe devotei... Quando um projecto pessoal falha, o mais fácil é fugir...

Lu.a disse...

Pá, eu fracamente não me importava mesmo nada, neste momento, de me auto-exilar na Bahía...

Carmen disse...

Enfim, gente incapaz de aceitar o seus falhanços pessoais - e só não os têm quem se habilita - e prefere arranjar bodes expiatórios. E desse papel Portugal está farto!!! pena...esta é uma grande senhora das artes portuguesas e esta despedida fica~-lhe muito mal! Pelo menos arranjasse um exílio que soasse a maior penar!! Exílio na Baía, queria eu!!!

Alien8 disse...

A Maria João Pires, apesar de ser uma pianista fora de série, é humana, como todos nós. Está, evidentemente, a passar um mau bocado, em termos psicológicos. As declarações que fez, mais a forma que o conteúdo, mostram-no claramente. Quanto ao projecto, não sei quem tem razão, mas não seria o primeiro nem o último a morrer por falta de apoio. Ir para a Bahia é um direito dela. Só é exílio porque, de facto, se nota o desgosto que tem por partir da pátria, ela que, ao contrário de muitos outros, tinha ficado.
Boa noite e boa semana.

Cristina disse...

eu acho que fez mal..
devia ter ficado e assumido o que correu mal, mas não, fugiu. é a melhor maneira de explicar nada. coisa de artista, não tem que dar explicações.


beijinhos

Miudaaa disse...

o voltar as costas... é sinónimo que algo não está bem com a propria pessoa,,, saramago já havia feito o mesmo, agora a maria joao pires... enfim !!!

Al Cardoso disse...

Eu tambem me desloquei para outro pais, felizmente nao foi para a Baia, (os da Baia tomaram era poder, fazer tambem o mesmo que eu).
A razao porque sai de Portugal nao foi porque nao gosta-se dele, muito pelo contrario, cada vez mais o adoro. quer me parecer que a senhora teve uma birrazinha, que nao e de admirar, de velhos voltamos a meninos.
Compreendo que a senhora se senti-se com direito a mais subsididos, mas nao seria melhor tentar fazer algo sem honerar os nossos depauperados cofres, por essa ordem de ideias nao e so a senhora que tem direito a subsidios, tambem o tem outros menos publicitados, so que nao tem dinheiro para auto-exilar-se na Baia.

Su disse...

desculpas..desculpas...desculpas.....
se fossem outros eram simplesmente cobardes:)))

pssstt ...eu não fui..nem vou... à bahia:)))

jocas maradas

Sea disse...

Eu também ia para a Bahia :D
Acho lamentável os interesses por trás de tudo.
Uma bandalheira!
E vivam coisas como os D'ZRT.... blharghhhhhhhhhhh

Squeezy disse...

bem acho que tb estou a precisar desse penoso auto-exilio na bahia...

MariaTuché disse...

Bahia?? Brasil??? Será que tb posso ir??

hehehe

Amigo como sempre chegar aqui e ler os teus posts me deixam mais bem disposta do que já estava.

Beijosssssssssssss

Maria disse...

Bahia, Ai Bahia....

Eu também estava a precisar de me exilar num lugar deste tipo........

Casemiro dos Plásticos disse...

ui ui vou pa um lugar melhor!
boas ferias!

Aragana disse...

Epá... eu também vou entrar em conflitos aqui no emprego e vou para o Brasil!

Tá decidido!lol

FUI...

Stella disse...

Não é mau pensado... criar conflito.. ir pro Brasil.. hum!!!!

Mas não são só os artistas de musica clássica que vão embora, os outros tb... aqui são mal tratados..

Tia Cremilde disse...

qualquer dia sou eu que me vou... enfim... somos mesmo pequeninos!

sem-comentarios disse...

Não sei como o Emanuel,o Toy e companhia ainda não tiveram essa excelente idéia de ir para a Bahia.

Seria excelente !

Bjs*

SA disse...

pois,é lamentável que o projecto de Maria João Pires não tenha sido bem sucedido, assim como, é lamentável as palavras que proferiu acerca do país, como se o país tivesse as costas largas para todos os mal sucedidos

Yashmeen disse...

Se a culpa não é de um país que maltrata os seus notáveis e glorifica avantesmas descerebradas, então é de quem?!

Nunovsky disse...

Já Fátima Felgueiras fez o mesmo! Zangou-se com o país e voou para o Brasil.
Também começo a ficar farto desta situação e deste país! Qualquer dia vou para as Caraíbas e depois não há Nunovsky pra ninguém! lol

Anónimo disse...

...ainda bem que há sempre a hipótese bahia....acredito que não seja fácil....mas a arte merece tudo, até uma emigração para o brasil...pois... :)

Ana P. disse...

Eu até ia para qualquer lado, se tivesse oportunidade. Ando com esta porcaria de país pelos cabelos

wind disse...

Acho que ela devia ter ficado.
Quantos artistas existem cujos projectos não sãoconcretizados e continuam a lutar?
E ir para a Bahia, está bem está...
beijos

Luna disse...

Assim é o nosso país Deixamos sair pessoas interessantes, não damos valor ao que temos, e depois....
beijos

Ana disse...

Para resolver os meus problemas também não me importava de ir para a Bahia... ou sim!!!
Os musicos da Belgica é que agiram bem... Enfrentaram os problemas e encontraram uma solução!!!

SentadaAoLuar disse...

Obrigada pela visita, tentarei voltar em breve, uma beijoka!

Custódia C. disse...

Prometi que continuava a visitar e aqui estou!
Eu gosto muito da MJP, mas achei esta atitude dela demasiado arrogante. Não lhe deram o que queria fez birra e foi embora a dizer mal de tudo e todos. E a luta onde está? Os Belgas é que tiveram atitude !!

susana disse...

Será que a culpa não será antes nossa??Afinal eles não sobrevivem, porque realmente há muitA pouca gente que saiba apreciar o que realmente é bom!sOMOS UM PAÍS DE PIMBAS!!!

Bel disse...

Pessoalmente não vejo nas atitudes da ministra atitudes de pessoa educada, cada um tem direito de optar quer seja pela Baíha ou por Portugal.
Claro que também me parece um pouco fácil dizer que s evai mudar para outro país porque este não apoia. Pergunto me se terá mais apoios no Brasil?
Bem sandações infernais tambem para ti

Carla disse...

Passei para te ler e deixar um beijo

José Leite disse...

! Todo o mundo vai ao circo... menos eu, que não tenho como pagar ingresso..."

Por outras palavras

Todo o mundo vai à Bahia, menos eu... que não mamo da teta estatal...

Maria disse...

E eu a pensar que já iamos ter aqui uma sátirazinha ao lider cubano que delegou poderes provisórios ao irmão e cujo estado de saúde é segredo de estado, até que ele decida comunicar algo em contrário... O problema é se o gajo morre e se esquece de comunicar que morreu, mas isso são outros 500...

Estamos de férias?!!! É que não vos costuma escapar nada...

Miguel disse...

Eu estou quase decidido ...

Vou emigrar para a Republica Dominicana!
Já não aguento mais esta tortura!

Bjks da Matilde

tulipa_negra disse...

Uma das coisas boas da democracia é podermos escolher e decidir o que fazemos da nossa vida.
A atitude da MJP pode ser condenável e ela até pode nem ter razão. Custa ver alguém conhecido virar as costas ao país...
Mas sejamos realistas e sinceros, da maneira como isto está, penso que a maioria dos portugueses dava tudo para poder sair daqui para fora...

Anónimo disse...

..."pronto's bocês" não percebem a "môça"!!!uma pessoa,uma artista das teclas,tão "intelequetuali"...todos temos direito a gostar mais disto do que daquilo..."né verdadi"...eu,cá por mim,tou do lado da rapariguinha(já não vai pra nova,á isso não vai,já tem uma idadesinha)mas caramba ela até fugiu "pa" Bahia pá... não é de ter peninha d'ela?Eu se "tivesse" que fugir tb ia "par" lá, á ía, ía...fica mesmo exiladasinha...

anamoris disse...

Eu como também não ando muito satisfeita, com o País. Vou-me exilar três semanas para o Alentejo.
Hi!Hi!Hi!

Mocho Falante disse...

Olha agora que soube que as taxas de juro vão outra vez subir será que a nossa Maria João aluga quartos baratuchos?

Abraços

tb disse...

lapidar, como diz o Pinto ribeiro...
Beijos

* disse...

isso é pra rir ou é pra chorar?

Å®t Øf £övë disse...

Quer se queira quer não, certas areas da cultura ainda são um nicho, só acessivel para um pequeno numero de pessoas. Penso que destes dois casos de que aqui falas são bem um exemplo disso.
Abraço.

Å®t Øf £övë disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Parece que ainda há por aqui muito parvinho tonto, ingénuo atrasado que ainda não se deu conta de que vive na maior esterqueira da Europa. Continua a acreditar nos políticos burlões que o embruteceram com tanto orgulho estúpido e completamente injustificável. Estupidificado ao máximo, toma os escoiceadores de bolas por heróis nacionais. Continua a votar em quem o tramou e lhe fez a cama e a sonhar em comprar uma barraca. Pobre parreco ignorante que faz a felicidade dos políticos corruptos que sabendo como o povo é estúpido e se deixa enganar, contam-lhe histórias de adormecer de pé, tais como dizer que os portugueses são adiantados, que Portugal é uma democracia, que vão endireitar tudo e todas as artimanhas em que os pobres papalvos continuam a cair. É assim o português matreco, estúpido ao ponto de não compreender que possa haver quem já tenha de sobra desta m**** a ponto de fugir da estrumeira e tentar respirar um ar mais são.

Anónimo disse...

What a great site Sweater commando wool kid rugs area rugs for children Consumer review noise reduction headphone http://www.lamborghiniturnkeyreplicas.info/buyabunncoffeemaker.html Vw bus transaxle reduction hubs accounting system Porsche recyclers Hawaiian area rugs

Anónimo disse...

Eu concordo com o governo: trocos para Belgais? O governo aposta em grandes projectos com visão de futuro e sapiência: Futebol, Estádios, Campeonatos, milhares de euros para o Ministério Público investigar as falcatruas... isso sim é "coltura" e merece os milhões e milhões do erário público.