sexta-feira, dezembro 28, 2007

Uma vizinhança demasiado perigosa!

Nós temos preocupações ambientais, muitas e fundamentadas. Vamos adoptando umas e outras consoante nos são vendidas, umas vezes por quem sabe, muitas outras por quem quer! Exigimos que nos tirem os fios de alta tensão de cima das nossas cabeças, exigimos que as torres de telecomunicações desapareçam das imediações, porque ninguém aguenta as dores de cabeça e aquele zumbido que nos desconcentra e nos provoca doenças más, ainda que não saibamos muito bem quais são. Mas isso não interessa nada se foi a vizinha que o disse, baseada em opiniões fundamentadas do primo da cunhada, que até percebe umas coisas do assunto! Não precisamos de mais nada, saímos para a rua e é o caraças!

Entretanto, aqui bem perto da nossa fronteira, em Huelva, um vazadouro de detritos de indústrias químicas, a céu aberto, vai passando despercebido, com todas as consequências que isso implica! Substâncias altamente cancerígenas como o polónio-210, aquele que vitimou o ex-espião russo Alexander Litvinenko, ou o rádon-222 ou ainda o rádio-226, atingem um nível de radiação 60 vezes superior ao mínimo aceitável!

A Greenpeace já o denunciou, o "El Mundo" deu-lhe eco, mas até agora ainda não apareceu uma vizinha com um primo daqueles que sabem tudo. Como quem deveria zelar por tudo isto está de férias, vamos enfiando a cabeçorra na areia e quem sabe se isto não se resolve por si só?

Entretanto vou visitar o primo Alberto João, porque isto de ser infernal, requer abastecimento adequado!

Aquele abraço infernal e a promessa de um regresso com baterias carregadas!

quinta-feira, dezembro 20, 2007


O monstro consumista!

Todos gostam de todos, mesmo quando não é bem assim! O ritual exige que se embrulhe o Ferrero Rocher que sobrou do inverno passado, a bela da cueca, ou melhor ainda, a peúga branca com raquetes! O povão agradece ainda mal refeito dos encontrões, apalpões e...contusões que uma ida às compras nesta época implica!

É ver as criancinhas arrastadas pelos corredores dos Centros Comerciais aos gritos, de ranho a escorrer pela face e a suplicar por uma moeda para enfiar numa maquinola que lhe dá dois abanões e a faz feliz. É ver este, aquele e toda a gente a gastar o que tem, o que não tem e o que alguém há-de pagar!

A família? É claro que ninguém a quer desapontar. Ainda que esteja depositada num qualquer asilo, numa cama de hospital ou na solidão do lar. No dia 24 come bacalhau com todos, quer queira quer não queira, porque manda a tradição! Tem que ser, ou no dia seguinte não nos sentimos solidários! Isto de espírito natalício tem as suas regras e não convém contrariar!

Porque é que não deveremos gostar da família se ela só existe 15 dias por ano? Porque é que quem vive nas ruas das nossas cidades só tem carências em Dezembro? Porque é que quem vive excluído 360 dias por ano, merece a nossa atenção nos outros 5?

O defeito não está em nós, nem tal me passaria pela cabeça, por mais infernal que fosse. Está onde então?

Aquele abraço infernal!

segunda-feira, dezembro 17, 2007


Se não os podes vencer...!

Estava determinado a escrever um conto de Natal. Esta época é sempre inspiradora e o espírito natalício bate leve, levemente, como quem chama por mim. Não foi o suficiente, tem que bater forte e feio, ou então não é suficientemente infernal! Decidi então partilhar uma anedota que considero deliciosa e demonstrativa de como é possível dar a volta às situações, de uma maneira mais ou menos airosa.

"
Marido e mulher estão a jantar num belo restaurante quando entra uma
rapariga absolutamente fantástica, que se dirige à mesa deles,dá um beijo
apaixonado ao marido e diz: 'Vemo-nos mais tarde' e vai-se embora.
A mulher fita o marido furiosa e pergunta:
- Quem diabo era aquela?
- Oh - responde o marido, - é a minha amante.
- Ah é? Pois esta foi a última gota de água! Para mim chega! Quero o
divórcio!

- Compreendo - responde o marido, - mas lembra-te, se nos divorciarmos
acabam-se as compras em Paris, os Invernos na República Dominicana, os
Verões em Itália, os Porsches e Ferraris na garagem e o iate. Mas a decisão
é tua.

Nesse momento entra um amigo comum no restaurante com uma loura estonteante
pelo braço.
- Quem é aquela mulher que entrou com o Bernardo? -pergunta ela.
- É a amante dele - responde o marido.
- A nossa é mais bonita...!!! - responde a mulher."

eheheh!! Aquele abraço infernal!


sexta-feira, dezembro 14, 2007


Venham a Portugal porque moscas não faltam!

Quando em Maio de 2006, a revista "New Scientist" informou que cientistas britânicos estavam a desenvolver um robô que se iria alimentar de moscas, eu franzi a testa, cocei o nariz e pensei que até uma revista conceituada, pode baixar ao nível do Diário da República!

Segundo esse artigo, o dito cujo
robô, produzia electricidade com as moscas que capturava e digeria, através de células que actuam sobre a glicose dos cadáveres dos insectos e que libertam electrões que geram corrente eléctrica. Enfim, uma grande complicação e um drama para o moscame deste mundo!

Segundo a revista, o que atrasava a conclusão do estudo, era a incapacidade de garantir fontes de abastecimento energético ao tal de
EcoBot II, o verdadeiro" terror do moscatel"!

Aguardei um ano pelos desenvolvimentos do estudo e...nada. Hoje enchi-me de coragem e sinto-me capaz de dar um contributo à Robótica. Se o que lhes falta para terminar o estudo são moscas à fartazana, venham até nós, visitem Portugal e é ver os robôs gordinhos e cheios de energia!

Estou mesmo a ver um robô balofo e hiperactivo, emplastrado no nosso Engenheiro. Sim, porque o esterco sempre atraiu o moscame e junto a ele, a energia estava garantida!

eheheh!! Aquele abraço infernal!



terça-feira, dezembro 11, 2007


O êxito da Cimeira UE/ África!

Desenganem-se todos aqueles que estão a pensar que após a cimeira, África ganhou um novo fôlego, a Europa sossegou e os direitos humanos foram assegurados. No fundo foi esta imagem que o nosso Engenheiro nos quis passar, no seu discurso triunfal de encerramento.

Independentemente da importância de um relacionamento franco e aberto, entre iguais, sem preconceitos nem falsos paternalismos, esta Cimeira foi essencialmente uma enorme hipocrisia. Demonstrou mais uma vez que a nossa Europa não age, reage! Falta-lhe capacidade para antecipar cenários, não é capaz de assumir posições consensuais e faz depender os acordos, dos interesses de um ou outro Estado-membro com maior peso.

Não fosse a crescente influência económica chinesa e indiana em África, não fosse a vaga de imigrantes ilegais que dão à costa espanhola, italiana e grega, não fosse o regime do abominável Mugabe colidir com os interesses britânicos no Zimbabwe, ou a perspectiva de negócios com o não menos execrável Kadhafi recheado de dólares e a Cimeira poderia ser para o ano, ou em 2015.

Os responsáveis pelo drama de Darfur, passaram um excelente fim de semana e os Direitos Humanos ficaram para mais tarde!

Dizia o Engenheiro que no domingo, Lisboa era de certeza a cidade mais africana da Europa. Eu diria que no domingo, Lisboa registou a maior concentração de hipócritas e ditadores do mundo e nem o facto de se cumprir o 59º aniversário, da proclamação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, impediu tal hipocrisia.

Aquele abraço infernal!

quinta-feira, dezembro 06, 2007

A ganapada revolucionária!

No universo marxista-leninista, as crianças quando não são comidas ao pequeno almoço, viram bombistas! Será provavelmente a única forma de se safarem a esse terrível desígnio.

Segundo o presidente da Juventude Centrista, alguém de quem nem o nome quis reter, o líder da bancada comunista Bernardino Soares, é um terrorista. O jovem PP acusa Bernardino de ter sido um dos principais protagonistas dos «distúrbios revolucionários» do Verão Quente de 1975.

Admito que sim, embora ele na altura estivesse dividido entre a consolidação do regime comunista da Coreia do Norte e as actividades bombistas em Portugal!

Consta que foi uma fase difícil na vida de Bernardino Soares, que nascido em 1971, foi obrigado a crescer rapidamente e em força. Com 4 anos era bombista, um perigoso terrorista que assaltava as sedes do CDS.

Mas não querendo ficar por aqui, o líder da JC acrescenta...«Falo do actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso (...) Falo também das bombas das FP 25 de Abril e de políticos actuais como Francisco Louçã, Luís Fazenda, Jerónimo de Sousa, Odete Santos e Bernardino Soares».

eheheh!!! Mas porque é que quem não sabe, não se mantém caladinho?

Aquele abraço infernal!

segunda-feira, dezembro 03, 2007

As perversidades da democracia!

Este Domingo pode ficar marcado por mais uma maldade da "democracia". Não por cá, porque em relação a isso já estamos conformados e carregamos a cruz sem grandes lamentos. Temos todos consciência que teremos que aguentar mais dois anos, aquilo que a democracia pariu...o nosso Engenheiro! Pois então que seja e de preferência que não doa muito mais!

Entretanto, a Venezuela do "por qué no te callas?" e a Rússia do ex-KGB Putin, como democracias consolidadas, apesar da urticária que o conceito lhes provoca, foram a votos num clima de aparente normalidade!

O reforço dos seus poderes pessoais e a sua eternização no poder, alicerçados num populismo demagógico, alimentado por barris de petróleo e gás natural, permite-lhes ir a votos com alguma segurança. A posse de importantes fontes energéticas permite a ascensão e consolidação de alguns regimes. Quando um qualquer regime, seja de que natureza for, tiver como imagem de marca o aniquilamento da classe média, o controle da comunicação social e a criação de novas elites, eu desconfio, torço o nariz e digo não!

Aquele abraço infernal!