skip to main |
skip to sidebar
Os metralhas na Torre do Tombo!
Nada está a salvo neste país. Por mais que nos tentem convencer que este país caminha no caminho certo.... bahhhh, é uma fraude!
O actual Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, que é só o local onde melhor entendemos aquilo que hoje somos, onde a nossa memória colectiva está devidamente documentada e onde hoje é possível consultar documentos, à distância de um click, definitivamente não está devidamente protegida contra os metralhas deste país! E eles são muitos...oh se são!
Fernão Lopes, que foi o Guardião-Mor da Torre do Tombo e que apesar de todos os seus exageros, zelou de forma exemplar pela preservação de tudo aquilo que hoje, nos permite entender a bandalheira que nos assola, deve andar aos saltos na tumba!
Uma carta da autoria do Mestre João, cosmógrafo do Rei D.Manuel I, datada de 1500, descrevendo a viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, desapareceu! Ninguém sabe como, quando, nem quem é o responsável, mas o facto não é desmentido!
Quando o Estado não é capaz de garantir a segurança dos arquivos históricos do país, algo vai mal e perante tudo isto só podemos concluir que realmente, algo vai mal de mais!
Aquele abraço infernal!
Vai nascer uma estrela!
Enquanto aguarda que a velha bata a bota, o que ainda pode demorar algum tempo, a avaliar pela longevidade da avó, o príncipe Carlos procura novas ocupações, novos desafios e novas fontes de rendimento, porque isto de passar a vida toda a viver à pala, tem os dias contados. Assim, aceitou o desafio lançado por Stuart Sender, nomeado para os Óscares em 2003 pelo documentário "Prisioner of Paradise" e pela sua mulher Julia Bergman, produtora do "G.I.Jane", para ser a personagem principal de um filme a realizar. Segundo o "Sunday Times", o príncipe decidiu que a longa-metragem se irá chamar "The Harmony Project" e destina-se essencialmente a alertar para os problemas ambientais. Acho tudo isto muito estranho! "Harmony Project"? Porque não "Durex Project", ou "Control Project"? Será que a coroa britânica se está a render aos interesses das multi-nacionais do latex? Por outro lado, o príncipe já reconheceu várias vezes que adora falar com as plantas, o que não impediu de optar por um cacto em detrimento de uma rosa. Que valores ambientais irá defender? Quem não me parece que tenha alguma razão para se preocupar com a concorrência é o Al Gore. ehehe! Aquele abraço infernal!
Opsss! Afinal 1cm pode fazer toda a diferença!
Falar em doação de órgãos é algo que já faz parte do nosso quotidiano. Muitas das barreiras psicológicas de raiz cultural e religioso, têm sido ultrapassadas e hoje é possível salvar muitas vidas graças a transplantes, que só são possíveis , graças a doadores vivos. É um rim para aqui, medula para ali e sabe-se lá mais o quê! Mas há coisas que o homem não está ainda preparado para doar... centímetros! O Sr. Edward Stamper, um ilustre americano de Baltimore, Maryland, necessitou de fazer uma cirurgia de correcção a uma disfunção no pénis e recorreu ao Dr. David Golstein. Nele depositou a esperança de ver resolvido o problema, bem como o aparelho propriamente dito. Após a cirurgia, não contente com o estado da "coisa" e inclusivamente convencido, que o tamanho da dita cuja tinha diminuído, processou o médico. A justiça americana atribuiu-lhe uma indemnização de 1 milhão de dólares pelo prejuízo físico e 500 mil dólares a Oma Gay Stamper, a esposa, por ter tido a relação conjugal afectada! eheheh!! Ainda dizem que o tamanho não é fundamental! Aquele abraço infernal!
A guerra não faz bem à saúde!
Não sou nem nunca fui um pacifista, tenho plena consciência que a diplomacia tem limites, que em casos extremos o uso da força se revela a última das formas de garantir a paz! O "dar a outra face" nunca constou das minhas opções, tendo sempre optado pelo "dar a cara", pelo enfrentar os desafios com firmeza e pela defesa intransigente dos valores que defendo. A opção da guerra, devendo ser a última de todas as opções, deveria implicar um sem número de responsabilidades, a todos aqueles que a defendem e mais do que isso, que as suscitam. Aqui entramos numa questão que Portugal enquanto Estado, tem vindo a auto-desresponsabilizar-se ao longo dos últimos 30 anos. A forma como o Estado tem vindo a ignorar, todos aqueles que combateram no Ultramar, por uma causa com que discordavam, internacionalmente condenada e considerada vital, por um regime politicamente moribundo. O dramatismo das sequelas nesses combatentes, que segundo estudos recentes, se podem revelar 20 e 30 anos depois, carece de reconhecimento. O Estado democrático herdou uma herança difícil de gerir, mas é nesse Estado que todos nós nos revemos. Segundo vários estudos internacionais recentemente publicados, as disfunções comportamentais, o stress pós-traumático, as tendências suicidas, o alcoolismo, as depressões graves detectadas em militares, que recentemente regressaram de teatros de guerra, são um verdadeiro flagelo social. Partindo do princípio de que não há guerras de primeira nem guerras de segunda, seria da mais elementar justiça, proporcionar aos nossos ex-combatentes, 30 anos depois, o devido acompanhamento e apoio que lhes tem sido negado! Aquele abraço infernal!
Hummmm!! Acho tudo isto muito estranho! Pronto eu até admito que sou assim meio para o rezingão, mas há coisas que me deixam confuso e isso irrita-me! Imaginem um jornal português de grande tiragem! Já imaginaram? Tenham calma e não concluam este vosso pequeno esforço, porque pretendo dar mais umas pistas. Imaginem que esse jornal é de uma brejeirice tipo Fernando Rocha e do mais foleiro (ehehe! Adoro esta palavra.) jornalismo que se faz em Portugal. Ok eu admito que não está fácil, mas imaginem um título escarrapachado na 1ªpágina, dedicado ao Cristiano Ronaldo, assim deste tipo:
"Ele gosta delas apertadas" Isto não se faz ao nosso Ristiano Cronaldo! O nosso menino de ouro, que transporta sempre a sua bela pochette, onde guarda as bisnagas de Clearasil, anda sempre com ela apertada? Mas isso é óbvio, ou perderia a bisnaga.
Ou será que se referem às festas com os colegas de equipa, com convidadas de língua solta, que acabam com uns valentes apertões? Talvez...se ele gosta delas apertadas!
Mas não! O título é do jornal 24 Horas e refere-se ao facto de Ristiano Cronaldo gostar de chuteiras um número abaixo do seu!
Consta que ele ficou de rastos ao saber e só mesmo o amigo Wayne Rooney, o conseguiu acalmar!
eheheh!! Aquele abraço infernal!
A furibundice da ASAE!!!
A ASAE continua doidinha a cortar a eito sem dó nem piedade! Depois de se ter tornado o terror dos Lelos das nossas feiras, impedindo que o povo vista Adidas e Nike, o que só pode ser entendido como um sinal inadmissível de inveja, virou-se para as cozinhas dos hospitais e fechou umas quantas. Desconhece-se se a medida se enquadra no combate à obesidade, bem como se Armando Vara, está ligado à empresa que foi contratada para fornecer a alimentação a esses hospitais!
Mas não ficaram por aqui e agora decidiram embicar com esse santuário da nação benfiquista, "O BARBAS".
Portugal está em choque pelo desplante de fechar o restaurante do Yeti da Caparica, o Emplastro da Luz, o Paulinho do Glorioso.
Uma semana depois de o fecharem por questões de higiene, tendo reaberto logo após a senhora da limpeza ter passado a esfregona, encerram-no novamente, desta vez por falta de licenciamento.
Está mal, aliás está péssimo e isto só pode ser perseguição.
Se em relação ao licenciamento não quero nem devo tecer qualquer comentário, já quanto a higiene, não posso discordar mais. Começando pelo proprietário, passando pela cozinheira, que gentilmente se deixou fotografar e terminando nos requintados pratos que ela confecciona, nada me leva a crer, que a higiene fosse negligenciada.
Como estou certo que nos próximos dias vai reabrir, pois o espectáculo já passou, aconselho todos a provar o excelente arroz de barbo e para a sobremesa, a barbaroise de manga ou a barba de camelo!
ehehh!! Aquele abraço infernal!
Foram os lobbies. Só pode!
Tenho andado a matutar, sim porque gajo que é gajo, é necessariamente um ser matutante e como tal, eu matuto sempre que posso! Já tinha ouvido falar desta aberração há três quinze dias, mas feito mula decidi aguardar para ver. Estava à espera de ouvir as feministas deste país, com a mão na anca, a dizer que não era para nada disto que queimaram os soutiens e soltaram a franga. Não era mas cá está e ao que parece dá muito jeito! Não ouvi uma voz discordante e vi sorrisos dengosos, tipo...ai e tal é uma gentileza que fica sempre bem! Então não é que um Centro Comercial em S.João da Madeira, disponibilizou lugares de estacionamento, devidamente pintados de cor de rosa, única e exclusivamente destinados a senhoras e mais incrivelmente ainda, com dimensões consideravelmente superiores? ehehh!! Será que se destinam às amigas camionistas? Será que as loiras de BMW, essa praga das nossas estradas, não atinam a estacionar? Ou será que estão a insinuar que gaja que é gaja, só tem é que fazer as compras no supermercado, porque foi para isso que nasceu? Não quero acreditar que tenha sido por qualquer uma destas razões, mas o que é intrigante é que não ouvi uma única voz feminina incomodada com esta gentileza! Entretanto continuam com lugares exclusivos, entre os espaços destinados a deficientes e ao público em geral! ehehh!! Aquele abraço infernal!
P.S. Batam-me, batam-me que eu gosto, mas não ficaram nada bem na fotografia!
Não será esta a verdadeira ameaça?
A Europa anda preocupada com os referendos e as vagas de imigrantes e a forma de lidar com a Rússia na questão do Kosovo, ou com as zangas do Mr.Brown com o Mr. Mugabe. Nada mais legítimo, tal a importância que qualquer uma destas questões tem, para o futuro da Europa e para a forma como nos relacionamos com o mundo. A Europa que eu defendo, é aquela que é intransigente em matéria de direitos humanos, é solidaria e não fecha portas. É absolutamente essencial o diálogo e a via negocial, na resolução dos conflitos. Aqui nas portas da nossa Europa, a Turquia prepara-se para uma acção militar contra o PKK, num conflito regional, que já vitimou milhares de vidas ao longo dos últimos anos. Está só dependente do ok de quem? Dos Estados Unidos. Mais uma vez a Europa não tem qualquer voz, num conflito iminente bem na soleira das nossas portas. Mas mais preocupante ainda, são os recentes acontecimentos no Paquistão, esse enorme país de 160 milhões de habitantes, que possuindo armas nucleares e estando perto do caos social e político, deveria concentrar todas as nossas energias! O presidente Pervez Musharraf, um general que chegou ao poder fruto de um golpe militar e que pretende perpetuar-se na presidência doa a quem doer, que suspendeu a Constituição e o Supremo Tribunal, está sentado em cima de um enorme barril de nitroglicerina e a Europa tal como no caso da Venezuela, que aliás é parecido, mantém-se na expectativa. Não é esta Europa amorfa que eu quero! Aquele abraço infernal!
Tenham medo...muito medo!
Não queria deixar passar o Halloween, sem uma pequena alusão à data. Andei então à procura de uma abóbora, laranjinha e bem gorda, mas não estava fácil.
Eis que encontrei não uma, mas um belo par de abóboras e não vejo a hora de as recortar, de lhes fazer uns dentinhos aterradores e lhes enfiar uma vela por elas adentro.
Como vai ser a primeira vez, espero que me dêem algumas sugestões!
ehehh!! Aquele abraço infernal!