terça-feira, fevereiro 26, 2008

Como devemos lidar com a irritação chinesa?


Todos conhecemos a forma pouco pacífica como as ditaduras lidam com a diferença de opinião. A sempre incómoda divergência, é vista aos olhos dos tiranos, como um sério perigo à integridade do estado e consequentemente ao seu poder absoluto!

O regime chinês, que tem vindo a fazer um forte investimento em operações de "charme" junto da comunidade internacional, apostou fortemente na realização dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, como o lançamento de uma China moderna, competitiva e próspera.

Todos nós nos congratularíamos com esse novo estatuto, se os Direitos Humanos não estivessem em causa. Estão e de uma forma completamente inaceitável!

Hu Jia, um activista de direitos humanos na China, considerado um dissidente e em prisão domiciliária desde Dezembro, juntamente com a mulher e a filha de 2 meses, foi preso. O facto de escrever num blogue e participar em debates na internet, irritou as autoridades chinesas e a actual lei permite a prisão administrativa, arbitrária e com imposição de prestação de serviços, sem qualquer processo, direito de defesa e condenação judicial.

Nada disto faz qualquer sentido e mais do que isso, é totalmente inaceitável por todos aqueles que ainda se batem pela dignidade da pessoa humana. Mais do que apelar ao boicote aos Jogos, como parece estar na moda, seria talvez mais importante encontrar formas de pressão junto do regime chinês, mesmo resistindo às perspectivas de negócio com um mercado apetecível!

O desporto tem sido ao longo dos tempos, ferramenta muito importante na consolidação e promoção dos regimes. Não me parece que o espírito do velho Barão Pierre de Coubertin passe por aí e seria muito importante que alguns sinais fossem dados, de forma clara, a todos aqueles que o utilizam como promoção!

Aquele abraço infernal!

P.S. Espero não ter desapontado a Inês!

44 comentários:

Ka disse...

É curioso o silêncio da comunidade internacional perante factos atrás de factos, não é?

Um excelente dia!

Cláudia disse...

É impressionante...
Estas ditaduras fazem-me lembrar os tempos há 50 anos atrás (não que os tenha vivido, mas pelo que contam).
Não há forma de acabar com isto...

A imagem das algemas está fantastica.
Beijinho

Peter disse...

A minha contribuição vai ser publicar a gravura Beijing 2008 acompanhada da história de Hu Jia.
É o que posso fazer.

maria inês disse...

desapontar? Não pense nisso!

O que me desaponta é o tema, mas, falamos da China, onde os "direitos humanos" foram concerteza filtrados!

já ouvi esta voz em qualqeur lado (eheheh..)

wind disse...

Bom post!
Os direitos humanos na China deixam muito a desejar.
Beijos

S. disse...

Uma vergonha!

Se me permites, vou levar a imagem e pôr no meu blog...

Rita disse...

Se fosses Chinês estavas feito...
Jokas

Diabólica disse...

Mais uma vez os interesses vêm ao de cima...

Pergunto-me porque será que a comunidade internacional não tem aqui uma palavra a dizer???!!!

P.S- Gostava de te convidar a ires ao meu cantinho, para comentares um texto de mais um cidadão que já está farto destes nossos governantes, do nosso Estado.

Enfim, digno de ser lido!

Vício disse...

deve ter sido por causa das ultimas negociações entre Portugal e China que o Sócrates também se revoltou contra um bloguista!
deve ter sido influenciado durante o tempo que passou por lá, há cerca de 1 ano!

Olá!! disse...

Revoltante, mas infelizmente não é só na China...
Agora imagina que era cá... achas que o povo ia deixar de ver o Porto/Benfica????
Infelizmente as pessoas continuam a olhar para o umbigo e poucas são as que realmente movem o mundo e arredores pelo liberdade dos outros.
Beijosssssssssssss

SILÊNCIO CULPADO disse...

O que se passa na China já nós sabemos. O que se passa em Cuba já nós sabemos. Porém é preciso não esquecermos que as ditaduras não são solução e que estas democracias de embuste também não servem. Há que estar vigilante e lutar por construir uma terceira via em que os direitos humanos sejam realmente respeitados. E são direitos humanos, para além da liberdade de expressão e de opinião, o direito ao trabalho, à assistência e a uma vida condigna.
Um abraço do purgatório

Teté disse...

O problema é que a malta fala, fala, fala, assina as petições on line e diabo a quatro, mas não perde pitada, se lhe cheirar a bom negócio...

E os políticos, a bem dizer, entre direitos humanos e negociatas... hummm... pois... a bem do "progresso" das "boas relações" e não sei que mais, vão fechando os olhinhos!!!

Boa resposta à Inês!

Abraço terreno!

Zé Povinho disse...

Um a parte muito substancial da dívida externa dos EUA estão em poder da China. Dá para perceber porque é que não vai haver boicote?
Por cá, nem sequer se atrevem a abordar o tema dos direitos humanos em relação à China.
Roubei a imagem.
Abraço do Zé

Abrenúncio disse...

É verdade. Assim como também é verdade que grande parte do enorme crescimento económico chinês se deve aos mais elementares atropelos dos direitos humanos.
Realmente "governar" 1.200.000.000 de habitantes, conciliar dezenas de etnias e religiões, conjugar o capitalismo com o comunismo e evitar o desmoronamento de um país daqueles não deve ser mesmo pêra doce!
Saudações do Marreta.

Å®t Øf £övë disse...

Belzebeu,
A comunidade internacional, nada faz, porque os interesses comerciais, estão acima dos interesses, e da dignidade humana. Vivemos num mundo hipócrita.
Abraço.

NiNa disse...

Desaparecida é verdade! Mas realmente com esta minha nova vida de trabalhadora (cof cof) quando chego a casa pouco ou nada me apetece vir sentar-me ao computador...enfim...
mas o que não se percebe realmente é a "cara-de-pau" destes tipos!!!
Estou completamente de acordo com o boicote destes jogos! Tenho bastante pena se prosseguirem neste país e se tu andas pelas bandas infernais, aquece umas brasinhas aí bem quentinhas para acolheres estes ditadores!
Um bjinho e saudações dos amigos sorrisos!
:)

Mocho Falante disse...

olha onde assino por baixo esta texto? E eu que sou fã dos Olimpicos e até tenho lá um relógio de contdown para o inicio dos mesmos. E se fizessemos uma corrente sobre este tema, e de um possível boicote ao mesmo? que dizes?

Ps: Posso levar a foto para "decorar o poiso"?

Abraços

C Valente disse...

Assim � uns enchem a boca com palavras bonitas e ac�es feias, o problema � que outrs assobiam para o lado
Sauda�es amigas

Nuno Raimundo disse...

O melhor é a gente não os chatear.
Já viste se eles decidem emigrar todos para Portugal?!
lolol

abr...prof...

Anónimo disse...

Pois mas outros boicotes iam mexer com o enchimento de bolsos de muitos...e isso não dá jeito, não é?

Carmen

Andreia disse...

É uma tristeza isso na china. Devia ser proibido.

Unknown disse...

A situação não é de hoje, nem de ontem, e já deviam ter sido tomadas outras medidas por parte da comunidade internacional.

marinheiroaguadoce a navegar

Cati disse...

É verdadeiramente vergonhoso... e ainda mais escandaloso é o silêncio da comunidade internacional. Muito se fala de Kosovo, de Médio Oriente, de Coreias... mas disto não convém, ou lá se vai o negócio!

O mundo é uma hipocrisia de forma esférica, girando sem rumo no Universo. E envergonho-me disso!

Beijocas diabólicas!

PS - I'm back... pelo menos, assim assim... ah, e tb vou levar a foto para pendurar no tasco!

Ana disse...

Se vamos a falar de direitos humanos, tinhamos pano para mangas...
E nos tambem ja nao passamos por isso? Talvez nao te recordes, talvez fosses ainda muito pequeno um Belzebu pequenino na altura, mas eu lembro-me, de pessoas que desapareciam, na minha familia sofremos com a prisao de um primo pela PIDE.
Agora ja ninguem se lembra de nada, mas isso era para ser dito e repetido nas escolas, eu pela minha parte falo como era Portugal quando era pequena a minha filha.
Nao sao so os outros paises que sofreram...nos tambem ja e por isso mesmo devemos ser solidarios.
Um abraco Belzebu

vieira calado disse...

Espero que os que escrevem em blogs, neste país, não venham a ser fruto dalguma moderna inquisição.
Um abraço

São disse...

Por mim, nenhuma país participaria nos Jogos Olímpicos chineses!


Ouvi "La Mamma" por Charles Aznavour em Liboa, no sábado passado : lamentavelmente, com um novo arranjo que lhe retirou toda a carga dramática e a fez destoar num espectáculo fantástico.
E pensar que Tem 83 anos!!!

Abraço!

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/

Passem por aqui.

SAUDAÇÕES

marco disse...

OLHA QUE EU SEI KARATE!

EU ATE GOSTO DOS CHINESES, GOSTO PARTICULARMENTE DO HIRO NO HEROES|

AmSilva® disse...

um gajo até fica com os olhos em bico quando ve as cenas que estes tipos tentam esconder do mundo, mas pior é o mundo que eles escondem deles....

enfim, por vezes a inteligencia não acompanha as mentalidades, e eles têm a mentalidade proporcional ao tamanho deles, assim a modos que pequena...

abraço

Anónimo disse...

Olá amigo Belzebu...tenho andado indignada e na luta dos prof's...

Esta brada aos céus de facto..prender quem discute politica na Net...é um país de contrastes enormes como o tamanho da China...e de dificil resolução/pressão pois cada vez mais é o mercado do futuro para tds nós ocidentais.


Adorei ouvir esta canção!vou ouvi-la mais uma vez ;-)

Bjs da Maria (Ex-sulista)

Casemiro dos Plásticos disse...

direitos humanos na china, isso é um mito.
faz-me uma confusão tremenda este tipos que fazem mal aos outros, principalmente estes ditos poderosos.que ganham eles afinal? se já possuiem o tal "poder" para quê um absolutismo?
depois há este silêncio incompreencivel da comunidade internacional..será que tem interesses metidos nisto? terá medo? não sei mas cada vez mais penso que isto é tudo uma máefia...
abraço.

Laura disse...

Ó nino, se fosse fácil e todos quisessem o mesmo...mas não, o dinheiro é que comanda o mundo e as vidas. V´que alguns se mechem, mas é tão pouco para o que é preciso fazer... eles têm olhinhos pequenininhos mas vêm bem os safados, para o mal e trafulhices não há como eles... beijinho

Alien David Sousa disse...

"de pressão junto do regime chinês, mesmo resistindo às perspectivas de negócio com um mercado apetecível! "

Tocar na china parece impossível. Dá-me vontade de gritar!Os americanos por exemplo são uns valentes quando se trata do Iraque, mas quando falamos da China fogem a sete pés. É que o poder bélico da China não é brincadeira. Quanto ao resto do mundo o dominador comum é a hipocrisia, incluindo Portugal.

Beijinhos diabinho

Meg disse...

Belzebu,

Não te parece que o espírito do velho Barão Pierre de Coubertin
passe pela realização destes Jogos?
Eu tenho a certeza, e sei muito menos que tu!

Um abraço

Olá!! disse...

Ontem distribui prémios por todos os blogs que tenho linkados, é o teu caso... ;)))
Beijosssssssss e bom fim de semana

Alien8 disse...

Caro Belzebu,

Não é nada impressionante, são simplesmente as leis do mercado a funcionar. Os "campeões da liberdade" calam-se bem caladinhos, enquanto os bolsos se lhes enchem. Seja a China ou o Inferno (esta veio a propósito, mas sem ofensa :)

Direitos humanos? Só vêm à baila quando convém. De resto, que se lixem os direitos humanos, eles querem lá saber. Eles, os países que controlam esta merda toda e mantêm amigáveis relações diplomáticas e comerciais com qualquer país que espezinhe os direitos humanos, desde que isso lhes interesse. Triste? Sem dúvida, mas é a realidade em que vivemos. Até quando?

Um abraço alienígena.

Ana disse...

Procuram eles desenvolver empatia nos restantes países do mundo ?! Desta forma não sei se conseguirão!

Unknown disse...

Coitados, não sabem o que são direitos humanos... um país tão jovem... uma cultura tão recente... É VERGONHOSO, mas o que mais terrível é a conivência... o interesse de outros países :(

Beijinhos

Su disse...

ops se eu fosse chinesa----presa eu...pois.....:))))

mas tristes são os factos. a vida.

jocas maradas

psstt gostei do som:)

A Professorinha disse...

Olha, só o facto de ser a China a realizar os Jogos Olímpicos... me dá voltas ao estômago...

Beijos

adrianeites disse...

boa questão..
n sei a resposta mas ja estou fartinho da china..

adrianeites disse...

boa questão..
n sei a resposta mas ja estou fartinho da china..

Francisco Castelo Branco disse...

Se não existem direitos humanos na China, porque realizar uns jogos olimpicos ali?

É contraproducente...
Na minha opinião...
Devia se ter em atenção estas questões quando se atribui a organização de eventos desportivos..

Anónimo disse...

Ainda mais estranho é o facto de´recentemente os USA terem retirado a China da lista de países não respeitadores dos Direitos Humanos...o Planeta vai-se mostrando menos hipócrita, já não é preciso nem fingir.